quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mentira tem perna curta


Desde os tempos imemoriais ela teima em se infiltrar nas relações pessoais, sociais, comerciais e familiares...mas eita coisinha ruim!
Termina que as relações de confiança vão ficando cada vez mais raras e muito mais didíceis de se firmarem.

Mas porque o ser humano mente tanto? Será que a espécie humana está perdendo a habilidade de lidar com a verdade?

Talvez prefiram uma mentira misericordiosa à verdade que machuca.
Talvez achem mais fácil uma mentira rápida à uma verdade demorada de se contar.
Ou talvez estejam simplesmente se acomodando a um hábito cada vez mais comum.

Eu não gosto de mentira!
Se você se deu ao trabalho de ler este meu singelo portfólio aí do lado, você já sabe disso.

Primeiro que mentir dá muito trabalho, acho mais fácil falar a verdade do que ficar inventando mentiras mirabolantes, é muita canseira pra moi (leia-se muá) enfrentar e eu confesso: sou preguiçosa demais pra isso!
Segundo que mentira tem pernas curtas e em algum momento a verdade a alcança e aí vai tudo pro beleléu.
Terceiro que quando a gente mente e a mentira é descoberta certamente alguém vai sair aborrecido, desiludido, irritado ou machucado.
E por fim quando a gente mente a gente fica descreditada, com apelido de Pinóquio e até sozinho, porque aturar mentiroso é o "Ó".

Falar a verdade pra mim é questão de orgulho...num tinha nada que me desse mais orgulho que falar qualquer coisa pro meu filho e quando ele duvidava eu olhava bem pra ele e perguntava: Mainha mente pra você?
E ele me respondia: Não Mainha!
Putz num tem sensação melhor!

Mas todo cuidado deve se ter pra não cometer "sincericídio", até porque se a gente quer ser bem cuidado (inclusive nas palavras que ouve), tem mais é que tomar cuidado na forma como fala a verdade a quem quer que seja.

"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te."
Friedrich Nietzsche

Que seja este o nosso exercício diário: Falar a verdade o máximo possível, com o máximo de cuidado e o máximo de respeito...do jeitinho que a gente quer que seja conosco.


Um xero no teu coração

fui

Um comentário:

Sem Noção disse...

Ciene! Achei lindo e sincero o texto.
Eu tbm queria pensar assim, mas não acredito que a 'população' que nos rodeia tem o hábito de exercitar a verdade. É como criar um mundo imaginário.
Prefiro acreditar em mim mesmo e sempre me cuidar com os que estão a minha volta.
Mas vale a mensagem... gostei!

Bom findi!
Ou de repente volto no findi... não sei!